domingo, 13 de junho de 2010

VOZ



Noções Básicas sobre a Produção do Som


O ser humano não apresenta um aparelho destinado exclusivamente para a fonação.



Para que consigamos produzir o som, recorremos a vários órgãos do nosso corpo que trabalham conjuntamente para viabilizar este processo.
São eles: o Aparelho Respiratório, a laringe, as pregas vocais, os ressonadores, (como a cavidade nasal, a cavidade craniana, a cavidade toráxica, a cavidade bucal e a faringe), os articuladores (língua, lábios, palato duro - "céu da boca"), palato mole, dentes e mandíbula.


Produção do Som


A produção do som acontece quando o ar, ao ser expirado,
passa pelas pregas vocais fazendo-as vibrar.

O som produzido na laringe é fraco, baixo e pobre em harmônicos, sendo modificado através das cavidades de ressonância, que têm um papel fundamental nesse processo.
Neste momento, entram em ação os articuladores que transformam a voz (som ) em fala (a voz articulada) daí a produção da palavra falada.


Como vemos, não cantamos ou falamos "pela garganta" como muitos pensam, e sim com todo o conjunto de órgãos que se interligam são os responsáveis diretos pela transformação do ar inspirado em som.


A esse conjunto de órgãos poderemos chamar de "Aparelho Fonador".

Fonação

VOCÊ SABIA QUE...


* Pregas vocais é o nome correto e não "cordas vocais", pois tratam-se de pregas de tecido fibro-elástico e muscular revestidas por uma mucosa.


* As pessoas que necessitam do uso mais intenso da voz, devem conscientizar-se que há um considerável gasto de energia neste evento, sendo de grande importância a ingestão de alimentos de fácil digestão antes das atividades vocais.


DISFONIA = Alteração na qualidade vocal

Nenhum comentário:

Postar um comentário