domingo, 13 de junho de 2010

Higiene Vocal


CUIDADOS COM A VOZ

Higiene vocal consiste de algumas normas básicas que auxiliam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de doenças. Indivíduos que para exercer a profissão dependem da sua voz, sendo esta seu instrumento de trabalho, e pessoas que apresentam tendência a alterações vocais devem ter cuidados redobrados.

Saúde Vocal
Todo Profissional da voz (ator, cantor, locutor, advogado, radialista, professor, etc) necessita apresentar hábitos saudáveis relacionados a sua fonação, já que a laringe é o seu instrumento de trabalho, sendo necessário a realização de uma boa higiene vocal.

Algumas dicas são preciosas para manter a voz sempre saudável.

Beba bastante água em temperatura natural (no mínimo 2 litros por dia) para manter as pregas vocais hidratadas e em boa condição de vibração.


Coma maçã!
A maçã possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância.



Beba suco de frutas! Principalmente de frutas cítricas.





Evite usar roupas apertadas, principalmente nas regiões do abdômen, cintura, peito e pescoço, pois isso poderá dificultar a respiração.





Não use pastilhas, sprays, anestésicos sem orientação médica, pois para cada caso existe uma medicação específica, portanto, não se auto-medique nunca!



Evite alimentos gordurosos e "pesados“ antes das apresentações, pois dificultam a digestão.




Dê preferência aos alimentos leves e de fácil digestão -verduras, frutas, peixe, frango.




Procure dormir, no mínimo, 8 horas por dia.
Não durma de estômago cheio pois pode provocar refluxo gastresofágico que é altamente prejudicial às pregas vocais.




Evite ficar exposto por muitas horas em ambiente que utiliza ar-condicionado pois provoca o ressecamento das pregas vocais.
Em casos onde isso não for possível, procure estar sempre lubrificando as pregas vocais com água ou suco sem gelo.

Não cante se estiver doente!
Quando cantamos envolvemos todo o nosso corpo e gastamos muita energia, então recupere-se antes de voltar a cantar.





Evite ambiente com mofo, poeira ou cheiros muito fortes, principalmente se você for alérgico.




Evite a competição sonora, ou seja, falar ou cantar em lugares muito barulhentos.




Evite choques bruscos de temperatura.






Evite bebidas geladas.



Evite cochichar pois, ao contrário do que pensamos, no ato de cochichar submetemos nossas pregas vocais a um grande esforço provocando um desgaste muitas vezes maior do que se conversarmos normalmente.

É proibido gritar, pigarrear, falar durante muito tempo sem lubrificar as pregas vocais, fumar, ingerir bebidas alcoólicas antes de cantar para "melhorar" a voz.
IMPORTANTE!!!

Se você utiliza sua voz profissionalmente, é indispensável a consulta com um médico especialista para que ele possa fazer uma avaliação do seu aparelho vocal.

Não se esqueça de que o nosso "instrumento de trabalho" é único e merece toda a nossa dedicação e atenção.

Nossas pregas vocais são a nossa identidade, são nosso registro pessoal, portanto não se esforce para falar e/ou cantar músicas em tons que não lhes são confortáveis pois assim você estará prejudicando-as.

Orientações Gerais

Nos intervalos ficar sem falar ou falar pouco, e beber água.

Levar uma fruta para comer no intervalo. Comer uma maçã antes da atividade profissional da fala – devido as suas propriedades adstringentes – limpa a boca e a faringe, além de exercitar a mastigação, o que faz relaxar a musculatura da boca, contribuindo para uma articulação clara e precisa.

Hidroterapia: ingestão de água, de três a seis copos, duas a três horas antes do período de maior uso da voz, permite a diurese e coloca a mucosa numa condição vibratória excelente para a prática de exercícios de “aquecimento vocal”, favorecendo um aumento na resistência vocal.

Fazer sempre o aquecimento vocal prévio e o desaquecimento vocal ao término de suas apresentações.

Lembrete Final

Estas orientações são fáceis de serem seguidas e é importante que você as siga corretamente, para que se evite o aparecimento ou o agravamento de problemas vocais.

Antes de aparecer um problema mais sério em sua laringe, como os “calos” de pregas vocais muitos sintomas são experimentados: fadiga vocal, ardume, dor, tosse seca insistente, quebras da voz e períodos repetitivos de rouquidão (sem gripe).

Caso você experimente um ou mais destes sintomas de forma freqüente, procure uma ajuda especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário