A voz no teatro
A voz é o instrumento de trabalho do ator. O timbre vocal (sua qualidade natural) se enriquece com o aproveitamento de todo o seu potencial: respiração (modo, tipo respiratório e coordenação pneumofonoarticulatória), vibração das pregas vocais (controle adequado entre a musculatura das pregas vocais e a força de saída do ar expiratório), ressonância (equilíbrio do uso das cavidades de ressonância), articulação (abertura vertical de boca e dicção), projeção da voz (que depende de uma boa abertura de boca e ressonância equilibrada, com ênfase na região alta da face) e expressividade vocal.
“O ator é um artista que joga e inventa com as palavras; precisa tirar de sua voz o que ela tem de melhor (matizes, nuanças, voracidade, suavidade) como um verdadeiro instrumentista que manipula com virtuosidade e agilidade o seu instrumento musical. É, assim, um compositor vocal”
Domingos Sávio Ferreira de Oliveira
A preparação vocal do ator deve adotar procedimentos metodológicos específicos, e fornecer referências para o estabelecimento de correspondências entre o físico (musculatura) e o vocal (som), respeitando as características psicofísicas do indivíduo, além de adquirir uma propriedade para a aplicação técnica da voz na composição, com o objetivo de conscientizá-lo de seus recursos de expressão para que possa potencializar suas possibilidades de empenho no desenvolvimento da vocalidade no teatro.
Neste contexto, se fazem necessário ao ator, os conhecimentos técnicos e domínio sobre os seus instrumentais físico, vocal e criativo.
“Em cena, a função da palavra é a de despertar toda sorte de sentimentos, desejos, pensamentos, imagens interiores, sensações visuais, auditivas e outras, no ator, em seus comparsas e – por intermédio deles, conjuntamente – no público.”
Stanislavski, 1983
Flávia Layme
· Fonoaudióloga especialista em voz profissional e trabalha com atores há 15 anos;
Fonoaudióloga clínica do Hospital Otávio de Freitas; professora de voz da Escola Sesc de Teatro – Piedade; Preparadora vocal de várias peças teatrais; ministrou oficinas de Expressão Vocal no Circuito Pernambucano de Artes Cênicas de várias oficinas de expressão vocal;.
terça-feira, 1 de junho de 2010
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